Wednesday, February 27, 2013

Prova Internacional de Fiats na Argentina, 1974


Já escrevi sobre as diversas tentativas de "integrar" o automobilismo sul-americano, desde os anos 30. Nos anos 70, com o colapso do Torneio Sudam, as tentativas passaram a girar em torno de curtos torneios de carros turismo monomarca, patrocinados por fábricas como a Ford e FIAT.
Em 1974 houve mais uma dessas provas. Não se pode dizer que foi um torneio, porque foi somente uma corrida realizada como preliminar do GP da Argentina daquele ano.
Mais uma vez, os carros usados foram FIAT, mais precisamente modelos 1300 preparados pelo Instituto Argentino de Veiculos Avançados.
Participaram pilotos de diversos países do continente, como Argentina, Brasil, Chile, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Peru e Equador.
Os convidados brasileiros foram Alex Dias Ribeiro e Fausto Dabbur. O primeiro ainda não tinha embarcado para a sua primeira teporada completa de F3 na Europa, mas já tinha participado da categoria no final da temporada anterior. Já tinha um certo nome por ser campeão brasileiro de Formula Ford do ano anterior. Quanto à escolha de Dabbur, foi sem dúvida inusitada. Fausto estava longe de ser uma figura do primeiro time do nosso automobilismo, e sua grande realização fora a vitória numa prova de Divisão 3 em Tarumã.
Quem acabou ganhando foi um argentino. Juan Carlos Rizzuto brigou durante a corrida inteira com o chileno Santiago Bengolea. Em terceiro chegou Alex, seguido do equatoriano Andres Chiriboga, Francisco Schettini do Peru, Kovacs Amenguai do Chile, Francisco Romero da Venezuela, Juan Ayala do Paraguai, Ernesto Soto da Venezuela e Fausto Dabbur, que perdeu duas voltas nos pits para troca de pneu.
Destes, o único que vingou no automobilismo internacional foi Alex.

No comments:

Post a Comment